quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Classificação das Drogas


              As drogas podem ser classificadas pelos mais variados critérios. Se o interesse está no grau de toxicidade, adotamos critérios diferentes aos aplicados ao estudo da legalidade. Segundo livro elaborado pelo Grupo Cultura as drogas podem ser divididas em cinco grupos: narcóticas, depressivas, estimulantes, alucinógenas e esteróides anabolizantes.
As drogas podem ser utilizadas para alterar sentimentos, pensamentos ou sensações. Muitas drogas são utilizadas para aliviar dores, ansiedades ou depressões; alguns induzem ao sono e outras à atividades. Isso se deve ao fato de atuarem no sistema nervoso central. As drogas podem ser classificadas ainda como:

 Entorpecentes: substâncias que causam torpor, ilusões mentais, alívio, dor e até supressão da atividade física e mental. São os derivados do ópio, produtos sintéticos derivados da morfina, cocaína, maconha, etc;

Psicotrópicos: substâncias que agem sobre o sistema nervoso central produzindo excitação, depressão ou aberrações das funções mentais. São divididas em:
 • Psicoléticos: são aqueles que inibem a atividade mental, como barbitúricos , tranqüilizantes maiores (Amplictil) e tranqüilizantes menores (Librium).
• Psicoanaléticos: são os que estimulam a atividade mental, como anfetamina e benzedrina:
• Psicodisléticos: são substancias despersonalizantes e alucinogênicas: euforizantes (álcool, ópio, cocaína), alucinógenos (maconha, LSD).

             As drogas também podem ser classificadas de acordo com os efeitos que possuem no sistema nervoso:

• Depressoras do sistema nervoso: são conhecidas como psicolépcos, essas drogas deixam a capacidade do usuário lenta, proporcionando a diminuição da atividade cerebral. Os usuários possuem as seguintes características: sonolência, lentidão, desatenção e perda de concentração. Sua utilização é destinada a pessoas que o cérebro funciona acima do normal, como ocorre nos casos de epilepsia, insônia, etc.



• Drogas estimulantes do sistema nervoso: estas drogas possuem a capacidade de aumentar a atividade cerebral, deixando os usuários em estado de atenção, de vigília, acelerando seus pensamentos e tornando-os mais eufóricos, de forma que diminui o sono, causando taquipsiquismo, e também aumenta a capacidade motora ficando conhecidos como os psicoanalépticos. As formas de agir no organismo podem ser de redução de apetite ou para deixar a pessoa ligada, como no caso de doping, a qual possui a função de obtenção de sensações agradáveis. Como exemplo de drogas estimulantes temos a cocaína.

• Drogas perturbadoras do sistema nervoso central: estas drogas geram quadros de delírios, alucinações e ilusões, que se manifestam no campo visual, perturbando a fisiologia do cérebro. São as drogas perturbadoras, alucinógenas ou psicodislépticas. A mudança é qualitativa, o cérebro passa a funcionar fora das suas atividades normais ficando em um estado de perturbação. Como exemplos são maconha, a mescalina, LSD-25, cogumelos do gênero psicolocibe, ecstasy, entre outras.




Fonte:
Trabalho de faculdade feito pelos estudantes Mariana Andrade e José Amaral.

Um comentário:

  1. É de extrema importância saber a classificação de cada droga, sua intensidade e seus maiores efeitos. Vemos que cada uma tem um efeito diferente, porém todas afetam o sistema nervoso causando estragos maiores nos órgãos. Ass: Grupo de drogas ilícitas da 805 (Nicole Schons, Bellei, Mariana, Borda, Mickael e Laura Gonçalves)

    ResponderExcluir